quarta-feira, 26 de maio de 2010

Por que estudar biologia?

por que estudar biologia?

Este blog é de alta ajuda para estudantes. Eu, Mônica Lena, sou uma força para vocês… Pode confiar! Eu entendo muito bem dessa sua vida colegial. Eu ainda sou estudante e sempre fui uma aluna exemplar (verdade!).

Espero ajudá-lo de alguma forma neste blog. J
Para dicas, sugestões, críticas e comentários mandem um e-mail para: monica15_lena@hotmail.com.





Atenção estudantes,

Cansado de estudar a matéria que você ODEIA?

Aqui eu venho ajudá-lo a mudar um pouco seu modo de ver aquela matéria que mais parece uma espécie de praga do Egito… Kkkkkk. Você vai ver que as coisas têm seu lado bom, mesmo as coisas mais chatas de se fazer…



Tema: POR QUE ESTUDAR ESSA MATÉRIA CHATA?



Para você que odeia Biologia:



Parece chato para alguns estudar todas aquelas listas de nomes de ossos, órgãos,… Estudar os sistemas de um verme então é desprezível!… Eu sei que existe quem odeia esta matéria, e eu fui um desses alunos sem paixão pela Biologia… Eu fui, por que agora que sou mais madura, vejo exatamente as vantagens desse estudo.

O homem sempre foi curioso, eu digo curioso no sentido de querer todas as respostas para suas perguntas, de querer saber como funciona, como se originou, como se faz, etc. É natural que o homem, então, tenha feito perguntas do tipo: “Será que um verme é igual a mim por dentro? Será que a galinha enxerga como eu enxergo? Será que o mato é inanimado como a pedra? Será que a cobra tem uma respiração igual a minha? Como sou por dentro? Será que as mulheres são diferentes do homem por dentro?”… Quem nunca se perguntou quando criança: “Como os bebês entram na barriga da mamãe? Como eles saem da barriga da mamãe?” Todo mundo teve suas indagações até ter uma aula de biologia com a professora que explicou direitinho como nascem os bebês, como os vermes são, como a galinha enxerga, o que são as plantas,… Enfim, matamos todas as curiosidades que tivemos e as que nem tivemos tempo de ter.

Antigamente, o homem não se conhecia por dentro. Não sabia que existiam órgãos, ossos, nervos em seu interior. E ele tinha muita curiosidade em saber. Vivia observando a natureza para descobrir a vida de outros seres e as semelhanças com o homem…

Na Idade Média, acreditava-se que a natureza era um mistério que só a Deus pertencia, a curiosidade era uma atitude desrespeitosa e ofensiva pela Igreja naquele tempo. Assim, desde as doenças até os movimentos dos astros, tudo estava relacionado com a vontade de Deus.

Os renascentistas foram contrários a essa atitude e ousaram questionar a Igreja. Surgia a Idade Moderna e a revolução nas ciências, fazendo com que os curiosos fossem atrás das respostas para suas curiosidades.

Finalmente, alguém abriu um cadáver para saber como era por dentro e estudar, fundando as bases da anatomia moderna. Começaram os estudos do sistema solar, pois se acreditava naquele tempo que a Terra era centro do universo, mas se descobriu que o Sol é o centro do universo e que os planetas, inclusive a Terra, giram em volta dele. Outros estudaram a circulação do sangue, as doenças e as curas delas, etc.

Ou seja, no fim da Idade Média e inicio da Idade Moderna, aconteceu uma reviravolta na vida das pessoas, que desistiram de juntar mistérios em cima de mistérios e foram a fundo em seus estudos do homem e da natureza; a fim de conseguir as explicações para os fenômenos e fatos naturais da vida. Graças a esta revolta dos curiosos que hoje nós temos todo um conhecimento de Biologia sobre o corpo humano, os astros, os animais, etc.

Então, se hoje temos um profundo conhecimento sobre anatomia, medicina, os seres vivos e suas estruturas, é graças aos estudos, através de observação, teorias e experimentos, realizados por homens e mulheres. Graças a eles que chegamos, hoje, a ter esta matéria na escola livremente. Imagina se estivéssemos na Idade Média e alguém nos ensinasse biologia… Estaríamos condenados à fogueira, seríamos apontados como bruxos, hereges, anticristãos, sei lá mais o quê!…

Graças aos estudos de Biologia que respondemos a vários mistérios da vida. A Igreja, por muitos anos, dificultou a busca das explicações para os mesmos.

Então, meu caro, estude bastante esta matéria tão interessante para o homem. Uma matéria que sofreu muito, caminhou bastante, passou pela Idade Média e chegou até a Contemporânea, enfrentou o poder da Igreja- o maior poder naquele tempo- para juntar as informações que contêm naquele pesado livro de Biologia que você carrega na bolsa.

Quantas pessoas morreram por tentarem estudar o corpo humano? Ou por tentarem explicar alguma coisa, por tentarem conhecer a verdade? Quantas dessas pessoas foram condenadas à fogueira como bruxos, hereges, demônios,…?

Agradeça aos renascentistas que foram até o fim em sua busca pela verdade.

Podemos encontrar num livro de história…

( Coleção História em Documento: imagem e texto. Rodrigue, Joelza Ester. São Paulo, 2001. Ensino Fundamental. Vol.2 ),

…a seguinte frase (que nos fala sobre a lição número um dos renascentistas):

“Para solucionar alguns dos problemas que hoje os seres humanos enfrentam e viver em harmonia, talvez devêssemos retomar a primeira lição dada pelos renascentistas: observar a natureza, inclusive a natureza humana, para conhecer não somente o seu funcionamento, mas principalmente, para saber ‘como tudo se relaciona”. p.162. Que lindo!

Acho que não posso me prolongar muito.

Seja um curioso nato e busque todas as respostas para suas curiosidades. Seja um pequeno cientista, como todos nós um dia somos.

Espero que eu tenha ajudado de alguma forma.

Acabei até dando uma aula de história. Como sempre, uma matéria liga a outra!

Até a próxima!



Para dicas, sugestões, críticas e comentários mandem um e-mail para: monica15_lena@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...