quarta-feira, 26 de maio de 2010

Por que estudar História?

por que estudar história?
Este blog é de alta ajuda para estudantes. Eu, Mônica Lena, sou uma força para vocês… Pode confiar! Eu entendo muito bem dessa sua vida colegial. Eu ainda sou estudante e sempre fui uma aluna exemplar (verdade!).

Espero ajudá-lo de alguma forma neste blog.

Para dicas, sugestões, críticas e comentários mandem um e-mail para: monica15_lena@hotmail.com.



Atenção estudantes,

Cansado de estudar a matéria que você ODEIA?

Aqui eu venho ajudá-lo a mudar um pouco seu modo de ver aquela matéria que mais parece uma espécie de praga do Egito… Kkkkkk. Você vai ver que as coisas têm seu lado bom, mesmo as coisas mais chatas de se fazer…

Tema: POR QUE ESTUDAR ESSA MATÉRIA CHATA?



Para você que odeia HISTÓRIA:



Sua vida sem a ajuda das grandes civilizações seria muito triste. Não concorda?… Se não fosse a história nós estaríamos na pré-história. Afinal, teríamos que fazer as descobertas que as outras civilizações já fizeram.

Certamente você estaria comendo carne crua, até descobrir-se o fogo e poder assar seu bife!… “Que nada!”, você deve estar pensando, “Eu estaria ligando o meu microondas do mesmo jeito!”… Engano seu! Pois, como você poderia conhecer a descoberta dos seus antecedentes sem as provas, os artefatos, os vestígios, ou seja, sem a história?

Você não poderia saber o que seu antecedente fez, descobriu, criou. Tudo morreria e se perderia sem que alguém pudesse passar para a geração futura sua contribuição na história.

A nossa cultura dependeu de outras culturas para existir. E ela existe graças aos instrumentos que nos trazem a história dessas culturas. Estudamos a cultura da Grécia antiga, por exemplo, por que ela continua viva até hoje em nossa própria cultura através das artes, das ciências, dos jogos olímpicos, do teatro, da política,…

Alguém um dia descobriu ou inventou algo (o fogo, a escrita, o papel, o vidro etc.) e passou à frente, arquivou, para que seus descendentes soubessem dessa descoberta. Como ele fez isso? Através da história!

Se você acha que é péssimo em história e não sabe de nada, vou fazer um pequeno teste, muito simples, com cinco perguntas e vou te mostrar que você conhece sim história. Você vive história e necessita dela.

Aí vai o meu teste:

1º) Qual sua matéria favorita? De onde você acha que ela originou? Quais civilizações contribuíram para esta matéria?

Eu, Mônica, responderia: Minha matéria favorita é literatura. Acho que originou a partir do momento em que o homem, com o domínio da escrita, começou a escrever o que via, pensava, escutava, o que importante arquivar, anotar, transcrever para o papel. Como o diário de Anne Frank, por exemplo, as cartas que narravam as grandes navegações e a descoberta do novo mundo, a bíblia etc. Todas as civilizações contribuíram de alguma forma.

2º) Qual sua religião? Qual a origem desta? Qual é o seu exemplo de líder religioso? Em que tempo ele viveu? Como conheceu sua história?

Eu, Mônica, responderia: Sou cristã. Esta religião tem origens no povo de Israel. O líder cristão é Jesus Cristo. Ele viveu há dois mil anos. Conhecia esta religião através da minha família e também da bíblia.

3º)Você conhece a história de sua família? Costuma ouvir suas histórias de vida? Tem fotos antigas da família? Leu algum escrito de um familiar? Possui um diário?

Eu, Mônica, responderia: Conheço muitas histórias da minha família. Ouço todos os dias essas histórias. Tenha várias fotos antigas. Não li nenhum documento deste tipo. Eu tenho um diário e pretendo deixa-lo para alguém um dia ler.

4º) Quais ferramentas você costuma usar hoje que tiveram um processo de aperfeiçoamento com o passar dos anos? Como esta ferramenta era antes? O que mudou depois de sua criação?

Eu, Mônica, responderia: Eu adoro máquina fotográfica, computador e celular. Estas ferramentas eram lentas, grandes, barulhentas e primitivas. Mudou a conexão entre as pessoas que estão longe, a transmissão das informações, o processo das imagens,… Enfim, mudou tanto!

5º) Se você pudesse conhecer alguém que viveu no passado, quem você gostaria de conhecer? Qual história dele? Como o conheceu? O que ele fez? Como ele era?

Eu, Mônica, responderia: Eu gostaria de ter conhecido Jesus Cristo. Ele foi o rei mais humilde que já existiu, sua riqueza era imensa, mas também celestial. Ele veio ensinar muita coisa às pessoas, foi um exemplo e ainda é! Jesus deixou marcas nos escritos e na história do povo judeu, romano, no mundo! Cristo foi especial, curou e ajudou as pessoas. Ele era pobre, humilde, sábio, virtuoso e puro.

Se você foi capaz de responder pelo menos uma das questões é por que respondeu através da história, do seu mínimo conhecimento.

Eu respondi as cinco questões para te mostrar como as respostas batem com a história. Minhas respostas são baseadas no meu conhecimentos de história através de textos, imagens, objetos etc. Através da história criei minhas opiniões, cultura, minha vida, ou seja, minha própria história.

Conclusão: Sem a história não existiria evolução!

Ajudei você de alguma forma? Ou será que escrevi à toa? Comente!


Até a próxima!

Para dicas, sugestões, críticas e comentários mandem um e-mail para: monica15_lena@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...