quarta-feira, 26 de maio de 2010

Por que estudar química?

Este blog é de alta ajuda para estudantes. Eu, Mônica Lena, sou uma força para vocês... Pode confiar! Eu entendo muito bem dessa sua vida colegial. Eu ainda sou estudante e sempre fui uma aluna exemplar (verdade!).
Espero ajudá-lo de alguma forma neste blog. 
Para dicas, sugestões, críticas e comentários mandem um e-mail para: monica15_lena@hotmail.com.


Atenção estudantes,
Cansado de estudar a matéria que você ODEIA?
Aqui eu venho ajudá-lo a mudar um pouco seu modo de ver aquela matéria que mais parece uma espécie de praga do Egito... Kkkkkk. Você vai ver que as coisas têm seu lado bom, mesmo as coisas mais chatas de se fazer...


Tema: POR QUE ESTUDAR ESSA MATÉRIA CHATA?

Para você que odeia Química:

Química é uma matéria que reprova muita gente na escola. Mas, não precisava complicar. Química é tão comum quanto o ar que respiramos. Aliás, o próprio ar é um composto químico, o oxigênio.
A química está presente em tudo o que vemos, tocamos, cheiramos, comemos e até em nós mesmos. Às vezes, está meio disfarçada, na radioatividade, na energia nuclear, nos medicamentos, etc. (Borlolozzo, Silva. 2002. p.1).
Sem a química nada existiria, pois tudo parte da formação atômica, dos prótons, elétrons e nêutrons. Eles formam tudo, eles são tudo. E tudo é química.
Se hoje podemos calcular a idade de um hominídeo pré-histórico, como o de Lucy, é graças à química, que calcula a quantidade de carbono 14 presente naquele cadáver ( substancia que vai sendo eliminada lentamente após a morte). Os cientistas medem a quantidade de C14 que os corpos ainda conservam e conseguem calcular há quanto tempo eles morreram. (Rodrigue, Joelza Ester. 2001. p.73).
O estudo da química se iniciou na Idade Média, a partir do momento em que os alquimistas começaram a busca do elixir da vida e a pedra filosofal ( não tem nada a ver com Harry Potter). A pedra, segundo o alquimista sonhava encontrar, transformava em ouro tudo o que tocasse.
Ou seja, logo de início a química era conhecida como alquimia, e os químicos eram os alquimistas. Apesar de serem considerados bruxos e serem perseguidos sob acusação de feitiçaria eles faziam seus estudos atrás do elixir e da pedra filosofal. Nessa busca, entretanto, não encontraram de fato o que queriam e sim várias substancias que hoje estão presentes em nossa Tabela Periódica (a tabela dos elementos químicos).
Os alquimistas não eram bruxos, mas tentavam descobrir poções mágicas, criando substâncias, realizando grandes feitos científicos. A maioria da vidrara utilizada em laboratório hoje, por exemplo, foi criada pelos alquimistas.
É, meu caro, os alquimistas não acharam nem elixir nem pedra filosofal, mas acabaram por iniciar uma grande ciência, a Química. Não foi fácil, eles sofreram perseguições terríveis da Igreja, que condenava os alquimistas a morte na fogueira por heresia. As pessoas denunciavam quem cometiam práticas exóticas, como brincar de fazer poções, à Santa Inquisição, onde eram julgadas, torturadas e sentenciadas à fogueira. Era o tempo da “caça às bruxas” na Idade Média.
Aí você se pergunta: Mas, em que os alquimistas contribuíram para a humanidade?
Vou dar um exemplo bem simples para descomplicar. Por acaso você já precisou tomar algum medicamento quando esteve doente? Pois é, a cura de muitas doenças é graças a medicamentos, que surgiram graças aos alquimistas, que descobriram muitas das substâncias presentes na composição de remédios. Mas, este foi só um pequeno exemplo. A contribuição foi muito maior!
Você não pode viver sem química, esta é a verdade que eu estava enrolando para te dizer. Infelizmente, se você odeia esta matéria, saiba que ela seguirá com você para além da morte.
E, se você insistiu em dizer que não necessita da química para nada, então abdique totalmente dela. Deixe de tomar banho, deixe de usar roupa, de comer, de respirar, deixe de envelhecer e não morra, apenas deixe de existir. Pois, até a morte tem ligação com a química. Se conseguir...
Comece a ver o lado bom da coisa toda de estudar química. Alimentos, papel, plástico, vidro, produtos de beleza, produtos de higiene, medicamentos, elementos da natureza, eletrodomésticos, corpo, vida... Enfim, tudo está envolvido com a química. Você está tão envolvido, e nem imagina o quanto!
Continue estudando química! Se nunca estudou, comece agora! Não sabe o que está perdendo. Veja o lado bom, você é livre para estudar, não vai ser condenada à fogueira. Aproveite!
Logo, logo, alguém com o dom de ser “alquimista” descobrirá a cura para os males do mundo (o próprio elixir da vida), ou pelo menos uma parte delas como a AIDS, o câncer,... Essa pessoa pode ser você, meu caro! Basta se jogar e se comprometer a pesquisar e ser um cientista, não maluco, mas um cientista muito genial!
Espero que eu tenha ajudado de alguma forma. Eu sempre gostei de química e não entendo por que alguns alunos não se comprometem com o estudo desta matéria. Espero que pelo menos você, leitor, se comprometa.
Como sempre, dei outra aula de história. As matérias estão muito ligadas entre si.

Referências de obras consultadas:

• Bortolozzo, Silvia
Projeto educação para o século XXI/ Silvia Bortolozzo, Suzana Maluhy: coordenação geral do projeto Léo Stampacchio.
– 1. ed. – São Paulo: Moderna, 2002- (Série Link da ciência). Vol. 4 – 8ª série.

• Rodrigue, Joelza Ester
História em documento: imagem e texto/ Joelza Ester Rodrigue. – São paulo: FTD, 2001. – (Coleção História em documento: imagem e texto). Vol. 1- 5ª série.

Para dicas, sugestões, críticas e comentários mandem um e-mail para: monica15_lena@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...